quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tenerife e El Hierro - 2 a 9 Maio de 2010

Há muito que desejava mergulhar no El Hierro, face às boas referências que fui recolhendo ao longo dos tempos, designadamente de um casal de mergulhadores espanhóis que conheci nos Açores. Ainda estive indeciso numa incursão a Marsa Alan (Egipto) ou à Madeira e Porto Santo, mas acabei por rumar com a Marília para as Canárias.

O objectivo inicial era ficar um semana completa no Hierro, mas por força dos horários dos Ferry´s acabamos por permanecer somente três dias nesta ilha e os restantes quatro em Tenerife. Fizemos 10 mergulhos, 4 em Tenerife (dias 3 e 8) e 6 no Hierro (5, 6 e 7). Qual o balanço? Muito positivo, com um "Suf " para Tenerife "versus" um "Muito Bom" para Hierro.

O mergulho em Tenerife é muito comercial, com muitos Centros de Mergulho formatados para mergulhadores ocasionais, pouco exigentes, que aterram na ilha para a noite e para os copos, mas que num dia qualquer resolvem fazer um mergulhito, um baptismo, ou um curso à "la minute", alugando todo o material. Os mergulhos são inváriavelmente perto e baixos
, numa lógica não de servir bem e diferenciado, mas de risco mínimo e maximização do lucro.
Assim aconteceu connosco. Fomos bem recebidos no "Ocean Deep Dive" em "Los Cristianos" por um casal muito simpático.

O centro era pobre, sem grandes condições para os clientes. O material pareceu-me velho, em especial as garrafas, completamente ferrugentas e com as torneiras em mau estado. Temi pela qualidade do ar, mas foi falso alarme.

Preenchemos as habituais declarações Padi, assegurando que não padeciamos de nenhuma da longa lista de doenças arrolada. Foi manifesto o desinteresse pelo nosso historial como mergulhadores e pareceu-me líquido que presumiram que eramos mais uns com certificações compradas ou em vias de fazer o primeiro mergulho do ano. Como não adiantava tentar provar o contrário, lá começamos a equipar.

Habituado a estas andanças, já sei que o primeiro mergulho é sempre para provar que sei nadar, não contava é com resto. Propuseram-nos uma saída de praia, lol ! Bem, gosto imenso de sair de praia, mas convinhamos que não foi à procura do género que fiz a viagem. Mergulhos de praia faço-os no Grove com os meus filhos.

Torci o nariz e fiz uma perguntinha maldosa:

-Vamos sair de praia?

O guia percebeu o meu ar de felicidade e sossegou-me logo, retorquindo:

- Preferem sair de barco? Ok, saímos de barco.

E fomos, só que o barco estava a uns 500 metros do Centro Mergulho, bem no meio da Praia dos Los Cristinanos. Fizemos o percurso com a tralha às costas e a Marília a resmungar pela rua fora, o povo a olhar para nós naquela via sacra, vestidos de semi-secos de 7 mm, com um calor digno de registo. Chegados à praia, vai mais uma nataçãozita de 100 metros até ao barco. E esta, hem?!

Como foi no 2º mergulho? É simples, fizemos o caminho inverso para trocar de garrafa e voltamos pela mesma via para o barco, lol.

A Marília queria desistir, mas como português típico que não reclama muito, convencia-a que estavamos de férias, logo para não stressar. Por outro lado, se conseguíamos obter satisfação num mergulho no "Prego", com metro e meio de visibilidade, vendo umas ranhosas e umas estrelas do mar, como era possivel não curtir nas águas azuis turquesa de Tenerife? A caminhada? Isso era um mero detalhe.

"Punta del Puerto" foi o 1º local visitado. Um azul fabuloso e um encontro com um pequeno tubarão anjo salvaram o mergulho. A 2ª saída foi em "Las Vistas". Foi um passeio pobre junto a um pontão da praia com o mesmo nome. Vimos um cardume de Roncadores (um peixe parecido com uma Salema), umas Vejas e pouco mais. Relaxamos, mas saímos um pouco desanimados.

O melhor de Tenerife ficou reservado para o 3º mergulho em "El Muro". Voltamos a encontrar um tubarão anjo, mas este com cerca de 1,5 m. Aí fiz algo que não devia. Aproximei-me para o filmar, mas como o animal começou-se a enterrar-se pondo em risco a filmagem, resolvi dar-lhe um forte puxão de rabo. Assustado, o bicho saiu disparado descrevendo círculos à volta dos mergulhadores. Vi a coisa ficar feia. A Marilia escondeu-se atrás de um pedregulho, eu segui o tubarão e cumpri o objectivo, filmei! Os outros lá se defenderam das investidas do esqualo que, curiosamente, não me ligou nenhum e acabou por ir à vida dele. Vejam o filme.

O 4º mergulho foi em "El Puertito". Uma saída de praia, vejam lá! Era aqui que o Centro nos queria levar em 1º lugar. É o cartão de visita lá do sítio. A atracção é uma familia de tartarugas aí residentes. Ao que parece as mesmas foram salvas por uns biólogos que as devolveram ao mar naquele local, donde jamais saíram, até porque alguém as alimenta. Acabou por ser um "buceo" giro, longo (64 minutos) e muito relaxante.

Resumindo, fiquei com a sensação que mergulhar em Tenerife deve ser bem melhor do que vi, mas para tal será necessário conhecer mergulhadores e clubes locais. Não vão pois à deriva, sem negociação prévia com agência e centro mergulho indicado, deixando claro aquilo que querem fazer (spots a visitar) e sobretudo que não são "mergulhadores de aquário". Não sendo isto possível, não deitem dinheiro ao lixo, gastem-no por exemplo em El Hierro.

Mas falemos do Hierro. É a ilha mais pequena e mais ocidental do arquipélago canário. Foi classificada em 2000 pela Unesco como Reserva da Biosfera. Tem um superfície de cerca 288,71 Km2 e uma população de pouco mais de 10,000 habitantes, distribuídos por três Municipios, Valverde (onde está capital com o mesmo nome), Frontera e El Pinar, este último que engloba a localidade de La Restinga onde ficamos.

La Restinga é uma pequena povoação onde proliferam Centros de Mergulho, para aí uns dez ou doze. Acresce um restaurante digno desse nome, uns cafezitos, dois mini-mercados, duas ruas bem asfaltadas, um bom porto e pouco mais. Vila Franca do Campo, Vila de que tanto gosto nos Açores. é uma verdadeira Metrópole quando comparada com esta terra. Parece que estamos no fim do mundo, com uma paz e um silêncio avassaladores. Se vão a pensar em noitadas, desistam do Hierro e sobretudo não levem para lá parceiros não mergulhadores, pois vão morrer de tédio.

Consequentemente, o perfil do mergulhador que frequenta esta ilha é o oposto daquele que referi como o típico de Tenerife. É um fã incondicional do mergulho, muito experiente ou que para lá caminha, que aterra naquele local com o único propósito de mergulhar muito e bom, nomeadamente para fazer mergulho técnico. Não aluga material, pois transporta e usa exclusivamente o seu. O aluguer de material e os baptismos não são o "core business" dos centros locais, como é óbvio.

O Centro que nos serviu foi o Benthos Buceo. Os donos são uma casal de jovens mergulhadores, ela Galega (Vanessa Rodriguez) e ele (António Martinez Garcia) natural de Murcia, Padi instructor e ao que parece mergulhador profissional de 2º Classe. São ajudados há cerca de um ano por outro instructor espanhol, o Júlio, um individuo extremamente calmo e afável, fã de mergulho técnico, que desenvolveu anteriormente a sua actividade na República Dominicana.

Fiquei muito bem impressionado com este Centro: amplo, sempre muito limpo, bons balneários, excelente arrumação. Os equipamentos em óptimas condições e o Nitrox grátis.

O nosso apartamento ficava mesmo em cima do Centro de Mergulho, um prédio para "buceadores" como tantos outros na localidade. Simples, mas funcional e agradável.

Mas falemos de mergulhos. Simplesmente sensacional. Um azul fabuloso, idêntico ao dos Açores, grandes visibilidades e uma enome biodiversidade. A vida prolifera, meros, badejos, moreias, enxaréus , lírios, barracudas, enormes sargos veados, peixes balão e peixes trombeta, estes em quantidades e concentrações como nunca vi (parece a faneca cá do sítio), etc. É igualmente frequente avistarem-se tubarões baleia e mantas. Apareceu uma no último mergulho que fizemos, mas o grupo de espanhóis que se confrontou primeiro com ela, fez o favor de partir em bloco para a mesma, fazendo-a desaparecer no azul.

Não vou perder-me em detalhes sobre os 6 locais que visitei (La Herradura, Punta de Las Cãnas, El Bajon, El Desierto, Punta del Miradero e Punta Restinga) pois foram todos tão bons que é dificil descrevê-los. Em todo caso, não posso deixar de destacar o "Bajon" como o melhor "spot", local que merece ser visitado vezes sem conta, pois tudo lá pode acontecer.

O "Bajon" é um monte vulcânico situado a cerca de meia milha do Porto da Restinga. O pico está a uns 7 metros de profundidade e as paredes caem na vertical até cerca 60 metros ou mais. É um local exposto a correntes, logo de dificuldade média /alta.

Tenciono voltar a esta ilha, permanecer ai 2 ou mais semanas para um overdose total,

Vamos às fotos e filmes.

Abraço a todos.












Tenerife, Las Américas.


Tenerife, Los Cristianos.


O ferry da Fred Olsen que nos levou ao Hierro

Praia de Las Vistas

Com o staff do Ocean Deep Dive em Los Crsitianos


Lila no 1º mergulho em Tenerife




Ernesto Acin, o patrão da Ocean Deep Dive



Anémona de uma Gruta de Tenerife (El Muro)
Tartaruga em " El Puertito"Peixe Trombeta (Aulostomus strigosus)


Eu

Marília (Marilium vulgaris)


O choco (Sepia officinalis)
Tubarão anjo (Squatina squatina)
El Hierro, La Restinga.




Porto da Restinga


Restinga


A rua principal, a única bem asfaltada A Lila na noite da Restinga
Um dos 10 Centros de Mergulho locais


Cafe e Diver Center
Vista da Restinga

O prédio do Benthos Buceo
A entrada do Centro

The best spot: "El Bajon"

Moreia
Marília
Cavaco (Scyllarides latus)


Fotos by Enrique Fuentes (special thanks)
O grupo de espanhóis que nos fez companhia no Hierro no dia 7/5
Rascasso (Scorpanea canariensis)
Peixe Balão (Chilomycterus reticulatus)
Mero (Epinephelus marginatus)

Enxaréu (Pseudocaranx dentex)

Moreia Castanha (Gymnothorax unicolor)
Cavaco (Scyllarides latus)




Badejo Capitão (Mycteroperca fusca)

Fotos by Makkus Koppenberger (special thanks)
Tartarugas em "El Puertito"

El Puertito

Eu e a Marilia em "El Muro", Tenerife
Eu (aproximação ao bicho)
Tubarão Anjo ( Squatina squatina), Tenerife, El Muro

O bicho irritado


Os Filmes:

Tenerife, 3 e 8 de Maio de 2010








Hierro, 5,6 e 7 de Maio de 2010






Eu no curso de P1 1996

Eu no curso de P1  1996
Quinta da Gruta (Maia) 1996