terça-feira, 23 de novembro de 2010

Farilhões 2010

Este ano fui duas vezes mergulhar aos Farilhões. A primeira no mês de Agosto e a segunda no passado mês de Outubro. Em principío, já não devo voltar lá em 2010.

Em Agosto fui sózinho com a Marília, mas acabei por cruzar-me com velhos amigos da Escosub, escola onde tirei o meu curso de mergulho amador, razão pela qual nutro pela mesma especial estima. Foi uma saída relâmpago, decidida à última da hora, que não poderia ter acontecido sem ajuda do meu amigo Artur Lagoá da ADNG, que fez o favor de me marcar os mergulhos e arranjar alojamento. No segundo caso, em Outubro, foi um excelente fim-de-semana organizado pela ADNG que, uma vez mais, reuniu um grupo muito agradável de pessoas.

Fiz quatro excelentes mergulhos nesses dois fins-de-semana, mas o dia 29 de Agosto ficou irremediavelmente marcado pelo desaparecimento de dois mergulhadores do nosso grupo no final de mergulho no Rabo de Asno, arrastados que foram pela corrente marítima. Estiveram à deriva no mar mais de duas horas, pelo que vivemos momentos de grande apreensão, sendo avassalador o silêncio que se fez na embarcação. Felizmente, acabou tudo bem, tendo os mesmos sido encontrados ilesos pela polícia marítima quando já regressavamos a Peniche.

Como é óbvio, não vou desenvolver aqui nenhuma tese sobre as causas próximas do sucedido e apresentar remédios para situações do tipo, pois para além de não ser esse o objectivo deste artigo, já muito foi escrito sobre o tema nos fóruns deste país, sobretudo muito disparate. O que me parece importante reter, é que o acidente acontece aos mais experientes, pelo que temos de estar preparados para os mesmos e não facilitar.

Os mergulhos foram os seguintes:

29/8/2010:

1ª) Farilhão da Cova ; 20,1 metros, 45' ; 18ºC.
2º) Rabo de Asno ; 30,1 metros; 24 '; 17ºC.
Buddy: Marília Guedes - CMAS P1.
Dive Center: Haliotis.

16/10/2010:

1ª) Baixa da Escumalha; 37,3 metros; 25' ; 18ºC.
2º) Pedro dos Novatos; 14,4 metros; 63' ; 19ºC.
Buddy: Marília Guedes - CMAS P1.
Diver Center: Scubaquática.

De que mergulhos gostei mais? Sem dúvida, o Farilhão da Cova e a Pedra dos Novatos Porquê? É simples a explicação. Porque vi mais vida nesses mergulhos e o tempo das imersões foi superior, logo gozei mais. No Farilhão da Cova, já final do mergulho, fui presenteado com um cardume de grandes Lírios. Foi soberbo, pena é o défice de imagens, mas enquanto não abandonar a minha maquinetas a pilhas, pouco mais conseguirei fazer nesse domínio. Mas gostei ainda mais da Pedra dos Novatos: aguas claras, ausência de corrente, imensa vida, mergulho longo e relaxante.

Friso, contudo, que a Baixa da escumalha é um excelente local de mergulho, com profundidade máxima de 42 metros, A descida prometia, mas ao chegar à plataforma de pedra a cerca de 30 metros fez-se sentir um fortissima corrente de fundo. Resultado, muito gente agarrada ao cabo para evitar exaustão, bolhas por tudo quanto era lado e tempo de fundo a esgotar-se. Ainda deu para vislumbrar uns peixes lua, mas népia de imagens com qualidade.

Vamos agora às fotos e filmes.

Um abraço a todos.



Quem são estes dois? Artur Lagoá e ...


Miguel Pereira arruma a escada


Carlos Achando


Polvo na Pedra do Novato Ruivo


"Lila vulgaris"


Moreia


Marília Guedes na Pedra do Novato



Parede do Rabo de Asno


Marília de Guedes - Rabo de Asno


Cavalas - Rabo de Asno Farilhão da Cova


Lírios - Farilhão da Cova


Farilhões


Helena Carvalho e Marília Guedes








Helena e os efeitos do Azoto


Miguel Pereira e outros elementos do grupo

Eu










Farilhões. Agosto 2010 from Raul Cunha on Vimeo.



Farilhões, Outubro de 2010 from Raul Cunha on Vimeo.

Eu no curso de P1 1996

Eu no curso de P1  1996
Quinta da Gruta (Maia) 1996