terça-feira, 23 de novembro de 2010

Farilhões 2010

Este ano fui duas vezes mergulhar aos Farilhões. A primeira no mês de Agosto e a segunda no passado mês de Outubro. Em principío, já não devo voltar lá em 2010.

Em Agosto fui sózinho com a Marília, mas acabei por cruzar-me com velhos amigos da Escosub, escola onde tirei o meu curso de mergulho amador, razão pela qual nutro pela mesma especial estima. Foi uma saída relâmpago, decidida à última da hora, que não poderia ter acontecido sem ajuda do meu amigo Artur Lagoá da ADNG, que fez o favor de me marcar os mergulhos e arranjar alojamento. No segundo caso, em Outubro, foi um excelente fim-de-semana organizado pela ADNG que, uma vez mais, reuniu um grupo muito agradável de pessoas.

Fiz quatro excelentes mergulhos nesses dois fins-de-semana, mas o dia 29 de Agosto ficou irremediavelmente marcado pelo desaparecimento de dois mergulhadores do nosso grupo no final de mergulho no Rabo de Asno, arrastados que foram pela corrente marítima. Estiveram à deriva no mar mais de duas horas, pelo que vivemos momentos de grande apreensão, sendo avassalador o silêncio que se fez na embarcação. Felizmente, acabou tudo bem, tendo os mesmos sido encontrados ilesos pela polícia marítima quando já regressavamos a Peniche.

Como é óbvio, não vou desenvolver aqui nenhuma tese sobre as causas próximas do sucedido e apresentar remédios para situações do tipo, pois para além de não ser esse o objectivo deste artigo, já muito foi escrito sobre o tema nos fóruns deste país, sobretudo muito disparate. O que me parece importante reter, é que o acidente acontece aos mais experientes, pelo que temos de estar preparados para os mesmos e não facilitar.

Os mergulhos foram os seguintes:

29/8/2010:

1ª) Farilhão da Cova ; 20,1 metros, 45' ; 18ºC.
2º) Rabo de Asno ; 30,1 metros; 24 '; 17ºC.
Buddy: Marília Guedes - CMAS P1.
Dive Center: Haliotis.

16/10/2010:

1ª) Baixa da Escumalha; 37,3 metros; 25' ; 18ºC.
2º) Pedro dos Novatos; 14,4 metros; 63' ; 19ºC.
Buddy: Marília Guedes - CMAS P1.
Diver Center: Scubaquática.

De que mergulhos gostei mais? Sem dúvida, o Farilhão da Cova e a Pedra dos Novatos Porquê? É simples a explicação. Porque vi mais vida nesses mergulhos e o tempo das imersões foi superior, logo gozei mais. No Farilhão da Cova, já final do mergulho, fui presenteado com um cardume de grandes Lírios. Foi soberbo, pena é o défice de imagens, mas enquanto não abandonar a minha maquinetas a pilhas, pouco mais conseguirei fazer nesse domínio. Mas gostei ainda mais da Pedra dos Novatos: aguas claras, ausência de corrente, imensa vida, mergulho longo e relaxante.

Friso, contudo, que a Baixa da escumalha é um excelente local de mergulho, com profundidade máxima de 42 metros, A descida prometia, mas ao chegar à plataforma de pedra a cerca de 30 metros fez-se sentir um fortissima corrente de fundo. Resultado, muito gente agarrada ao cabo para evitar exaustão, bolhas por tudo quanto era lado e tempo de fundo a esgotar-se. Ainda deu para vislumbrar uns peixes lua, mas népia de imagens com qualidade.

Vamos agora às fotos e filmes.

Um abraço a todos.



Quem são estes dois? Artur Lagoá e ...


Miguel Pereira arruma a escada


Carlos Achando


Polvo na Pedra do Novato Ruivo


"Lila vulgaris"


Moreia


Marília Guedes na Pedra do Novato



Parede do Rabo de Asno


Marília de Guedes - Rabo de Asno


Cavalas - Rabo de Asno Farilhão da Cova


Lírios - Farilhão da Cova


Farilhões


Helena Carvalho e Marília Guedes








Helena e os efeitos do Azoto


Miguel Pereira e outros elementos do grupo

Eu










Farilhões. Agosto 2010 from Raul Cunha on Vimeo.



Farilhões, Outubro de 2010 from Raul Cunha on Vimeo.

Sem comentários:

Eu no curso de P1 1996

Eu no curso de P1  1996
Quinta da Gruta (Maia) 1996